Líder em indicações ao Prêmio Shell, ‘Esperança na Revolta’ passará pela Região Serrana

Vencedora da maior honraria do teatro brasileiro na categoria Melhor Direção, peça aborda as guerras contemporâneas sob diferentes aspectos.

Líder em indicações (três) na última edição do Prêmio Shell – a maior horaria do teatro brasileiro –, a peça “Esperança na Revolta”, da Confraria do Impossível, do Rio, circulará por Nova Friburgo (19/7), Teresópolis (20) e Petrópolis (26) durante o Festival Sesc de Inverno, que acontece de 19 a 28 de junho nas regiões Serrana e Centro-Sul Fluminense. A peça, que foi agraciada na categoria Melhor Direção (André Lemos), aborda a guerra sob vários aspectos e pontos de vista, em diferentes contextos mundiais.

No palco, os personagens cantam, contam, jogam, dançam, tocam e vivem histórias de guerra. São sete histórias reais e fictícias em sete contextos de conflitos contemporâneos no mundo, numa montagem ousada, dinâmica e visceral. A ideia do grupo foi abordar a guerra não como um fenômeno que atinge apenas um determinado povo, mas como uma violência que atinge a todos, mesmo em diferentes escalas. Uma identidade humana sem fronteiras, para além dos limites geográficos, históricos ou culturais. O que está em jogo nesse espetáculo é o ser humano diante da violência de seu tempo e como ele reage ou sobrevive a isso.

EQUIPE PREMIADA – Sob direção de André Lemos, o elenco é formado por Alex Nanin, Cláudia Barbot, Cátia Costa, Tarso Gentil, Daniel Vargas, Lívia Prado, Nádia Bittencourt, Beà e Reinaldo Junior. A direção artística geral é de Hilton Cobra, e a supervisão cênica, de Vilma Melo, reconhecida no meio teatral por ser a primeira atriz negra a ganhar um prêmio Shell com “Chica da Silva, o musical”, em 2017. Rodrigo França – o ator, dramaturgo e ex-BBB que também é vencedor do Prêmio Shell na categoria Inovação com o projeto Segunda Black – assina a supervisão dramatúrgica da peça. “Esperança na Revolta” é um dos destaques da vasta programação de teatro do Festival Sesc de Inverno 2019, que também contempla atrações nas principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais. A venda de ingressos começa no dia 4 de julho em www.festivalsescdeinverno.com.br. A grade completa será divulgada em breve.

Confira alguns destaques de teatro do Festival Sesc de Inverno 2019:

TERESÓPOLIS
Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças
Naquele bairro encantado
As crianças
O abajur lilás
Esperança na revolta
Pelos 4 cantos do mundo
Onipotência do sonho – Formigas de Dali
Caminhos

PETRÓPOLIS
Quitandinha
Icaro and the black stars
Andança – Beth Carvalho, o musical
As crianças
Porão de Baleias
Na cozinha
Esperança na revolta
Cenas em casa
Cia Ritmo das Ruas
Pelos 4 cantos do mundo
O Pequeno Principe Preto
Todo lo que esta a mi lado
Onipotência do sonho – Formigas de Dali
Naquele bairro encantado
Se essa rua fosse minha

NOVA FRIBURGO
Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças
Andança – Beth Carvalho, o musical
Naquele bairro encantado
As crianças
Sonho de uma noite de verão
Esperança na revolta
Boi de Luz
Todo lo que esta a mi lado
Onipotência do sonho – Formigas de Dali
Desconto
De férias no sítio
Cia de Mystérios e Novidades | Saga de Jorge