Martinho da Vila, Beto Guedes, Festival de Bandas locais e mais de cem atrações agitam Nova Friburgo

Food Trucks, cervejarias artesanais e cinco bandas vão esquentar
o palco do Sesc Nova Friburgo

NOVA FRIBURGO – A 18ª edição do Festival Sesc de Inverno entra na reta final com mais de 100 atividades para todas as idades, com exposições, oficinas, shows poéticos, walking tour, espetáculos de dança, teatro, Festival de Bandas e muito mais. O público poderá desfrutar tudo isso nas atrações que compõem a variada programação do Festival que termina no próximo domingo, 29. Até lá tem muita coisa boa na programação que reúne opções para todos os gostos.

No sábado, Às 19h, quem chegar no Sesc Nova Friburgo vai encontrar Food Trucks e cervejarias artesanais durante o Festival de Bandas Locais (Expresso Santiago, Sabottage, Stockhouse, Capitão X e Rock DaKombi). Todas as bandas farão o seus respectivos shows, porém, pela primeira vez, em determinado momento da performance sobem ao palco conjuntamente Expresso Santiago e Capitão X para executarem 6 músicas, na sequência, Stockhouse e Rock da Kombi se apresentam juntos para também executarem 6 músicas. 

Em Lumiar, às 20h, no Palco do Lago, a atração musical é Beto Guedes. Tendo a música mineira como uma de suas principais influências, ao lado do rock dos anos 1960 e dos choros que o pai seresteiro compunha, Beto Guedes participou ativamente do Clube da Esquina, que projetou nacionalmente os compositores mineiros contemporâneos – de nascimento ou de coração -, como: Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e o próprio Beto. Ele vem com sua música para encher os corações de esperança e abrir as janelas do peito. Chega para cantar as baladas que são sempre necessárias. No show, o artista contagia a emoção ao celebrar temas como a paz, a natureza e o amor.

No domingo, a grande atração é Martinho da Vila, às 20h30, em Duas Barras. Martinho da Vila é Martinho José Ferreira e nasceu em Duas Barras, Rio de Janeiro! Logo se tornou um artista conceituado e ganhou muitos prêmios pela qualidade do conjunto da obra, além de ter sido um dos maiores vendedores de disco no Brasil. Em 1995, com o CD Tá delícia, Tá gostoso, consagrou-se como o primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas em tempo recorde. Nacionalmente conhecido como sambista, ele é um legítimo representante da MPB, com várias composições gravadas por cantores e cantoras de diversas vertentes musicais e intérpretes consagrados no Brasil.

Nas artes cênicas, às 11h tem Boi de Luz na Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar e às 19h, o teatro do Cadima Shopping recebe Onipotência do Sonho – Formigas de Dali. Com intervenções cênicas inspiradas no surrealismo, figuras sem rosto e com figurinos que remetem à década de 1920, os artistas utilizam uma movimentação corporal meticulosa que causa estranhamento e fascínio no público. A peça é baseada nos personagens sem face de Magritte e carregam seres surreais e gigantes, como as formigas coloridas que parecem ter saltado das telas de Salvador Dali.

Boi de Luz é um espetáculo vivo, dinâmico, interativo e em processo, a partir de temáticas atuais envolvendo pesquisas nas mais variadas tradições do Boi no Brasil. Traz para o público a alegria e a mensagem de superação e renascimento, presentes na Festividade Popular do Boi conhecida em diversas regiões brasileiras, como o Boi Bumbá do Norte, o Bumba-Meu-Boi do Nordeste, o Boi de Mamão do sul, dentre outros.

No domingo, às 17h, Renato Vieira fará um flash mob de dança na unidade do Sesc Nova Friburgo. Os artistas de dança da cidade de Nova Friburgo apresentam uma performance de dança contemporânea, composta a partir das trocas estabelecidas com Renato Vieira, experienciadas durante a residência artística. O workshop de criação, composição e pesquisa coreográfica & dança contemporânea com Renato Vieira e bailarinos da Companhia tem por objetivo potencializar a criatividade e fomentar o desejo de criação artística. Esse workshop é composto de discussões teóricas sobre a criação artística e a metodologia de trabalho de Renato Vieira e sua Companhia e aulas práticas de dança e composição coreográfica , com o objetivo de apoiar os profissionais na construção de pontes entre técnica e habilidade de criação.

Walking Tour, Orientação de saúde bucal e Feira de Troca

No próximo sábado e domingo, às 10h, a população da cidade de Nova Friburgo poderá participar, gratuitamente, do Novo Friburgo Walking Tour. A atividade é um passeio feito a pé, em uma caminhada suave, de aproximadamente 1 km, que visa contar histórias e curiosidades da cidade, de sua arquitetura e de personalidades, valorizando também o conhecimento dos participantes do passeio. Dessa forma, quem participa é surpreendido ao ver os locais em que passa diariamente ou visita pela primeira vez. Para participar, basta chegar à Praça do Suspiro no horário marcado.

Às 9h, a Praça Dermeval Barbosa Moreira terá Feira de Trocas. A nossa feirinha é uma ótima oportunidade para você trocar livros, apresentar novidades e conversar sobre as suas obras preferidas. E também é uma forma de renovar sua biblioteca sem descartar os livros no lixo. Essa experiência vem atraindo um número cada vez maior de leitores. Para participar é necessário trazer um livro em bom estado de conservação, sem rasgos, rabiscos e carimbos de outras instituições. Não serão aceitos revistas, quadrinhos e livros didáticos.

A partir das 10h, a Praça Dermeval terá, gratuitamente, ação para orientação de saúde bucal. Essa é uma iniciativa para um sorriso saudável e reflete diretamente na saúde geral. A importância dos dentes vai além da mastigação dos alimentos, sendo também responsável pela articulação de palavras e, principalmente, fator determinante na estética, os dentes são primordiais para o organismo.