Credencial
* A disponibilidade de ingressos é atualizada de segunda à sexta em horário comercial.

Minimaratona de Contação de Histórias

17/07 – com Joaquim de Paula, Paulo Bi, Jujuba e Ana Nogueira, Tia Amandinha, Eveline e Jussara Lima

com Joaquim de Paula, Paulo Bi, Jujuba e Ana Nogueira, Tia Amandinha e Eveline Cerqueira 

Uma viagem pelo mundo onde moram as histórias, assim resumimos a nossa proposta para realização da minimaratona de contadores de histórias. Reunindo vários contadores de histórias, também músicos e professores, seguiremos caminhando por oficinas, brincadeiras, personagens, sons, cenas, livros e falas, de onde brotarão sonhos, realidades, lembranças, percepções e sensações que conduzirão nossa fantasia ao mundo mágico das histórias.

Para o início da atividade será realizado uma atividade conjunta, na qual todos os contadores e oficineiros convidarão o público presente para uma grande ‘roda das histórias’, um ponto de partida para a caminhada. A partir de então, ecoarão histórias por várias vozes, acontecerão cenas, sons, movimentos, e muitas mãos construirão uma grande morada, que abrigará as memórias aguçadas no público participante.

Em torno desta morada, acontecerá a culminância para atividade de integração com todos os contadores, oficineiros e público presente, uma grande festa literária.

 

24/07 – com Thaiane Leal, Juliana Costa, Ana Paula Miranda, Leandro Pedro e Roberta Marcelino 

A proposta consiste em apresentar ao público de Três Rios uma mini maratona de Contação de Histórias. Quatro contadores e contadoras de histórias do Rio de Janeiro irão compor a programação, apresentando seus repertórios narrativos nos quais imprimem suas identidades e traços de seus territórios. Dessa maneira, busca-se apresentar ao público as diferentes formas de narrar e toda a pluralidade que há na arte de contar histórias. Haverá também a participação de contadores e contadoras de histórias moradores de Três Rios. Favorecendo assim, a valorização da cultura local e dos artistas da cidade. Além das apresentações dos contadores e contadoras de histórias, haverá outras atividades artísticas e literárias compondo a programação da mini maratona:

– Cortejo Musical: a abertura da mini maratona será realizada com os contadores e a músico convidado Bruno Elias fazendo um cortejo musical pelo espaço. Através de canções populares tocadas com instrumentos de percussão e violão, o grupo irá convidar o público para iniciar as apresentações narrativas;

– Pé de Livro: será confeccionada uma instalação de livros em alguma árvore do espaço. Nesse pé de livros, o público será estimulado a desfrutar do material e a contar e ouvir histórias. Haverá uma mediadora de leitura no local interagindo com o público e narrando algumas das obras expostas na instalação. 

– Oficina Criança e Natureza: destinado ao público infanto-juvenil, os participantes serão estimulados a criar imagens utilizando sementes, gravetos, folhas e tintas naturais. Essa vivência pretende favorecer a criatividade e promover a interação entre infância e natureza.

Data e Local

  • 16 Jul
    11h00

    Nova Friburgo

    Classificação: Livre | Local: Nova Friburgo Country Clube

    Literatura

  • 24 Jul
    15h00

    Três Rios

    Classificação: Livre | Local: Praça São Sebastião

    Literatura

  • 17 Jul
    15h00

    Três Rios

    Classificação: Livre | Local: Praça São Sebastião

    Literatura