Credencial
* A disponibilidade de ingressos é atualizada de segunda à sexta em horário comercial.

Oficina Grafitti, com o artista Doug

A oficina será dividida em uma breve introdução teórica sobre o tema Graffiti e posteriormente em uma parte pratica na qual os alunos irão aprender a usar a tinta spray e suas características, como fazer traços finos, mais largos, preenchimento e por fim colocar em prática essas técnicas, através de uma composição de pintura no suporte que foi montado para esta finalidade que é um “painel/suporte” confeccionado com plástico filme PVC, a classificação etária é a partir de 8 anos.

Doug
Começou a carreira artística em 1997, tendo como influência máxima o Graffiti. É um dos precursores nesta linguagem na Região Serrana.Em 2003 participou em um mural coletivo no Hutúz (maior prêmio de Hip Hop da América Latina); 2006 pintou no Metting of Styles (um evento internacional de graffiti), que pela primeira vez teve o Rio de Janeiro como sede no
Brasil; ainda em 2006 participou da exposição coletiva universidARTE, no campus Menezes Corte (Rio de Janeiro); participou em outras exposições coletivas, tal como Arte Garagem.

Ministrou diversas oficinas de graffiti, através dos projetos “Escola de Paz” em 2001 (com apoio do governo do estado); oficina SESC RIO em 2007; 5° Bienal de Arte e Ciência e Cultura da UNE; foi instrutor do projeto municipal Ciranda das Artes na Posse (distrito de Petrópolis) durante todo o ano de 2016 e diversas outras oficinas em comunidades pelo estado do Rio de Janeiro, referentes aos anos 2007, 2008 e 2009.

Tem seu trabalho espalhado por várias cidades do Brasil e exterior. Possui obras permanentes em grande escala no Centro de Cultura Raul de Leoni e outros três murais, aprovados pelo IPHAN, na Praça da Liberdade, centro histórico de Petrópolis. No ano de 2014 participou, junto a outros artistas, na confecção da identidade visual do Festival de Inverno do SESC RIO e no mesmo ano participou da exposição Graffiti em Movimento na galeria da unidade SESC Quitandinha; no mesmo ano participou da oficina e executou um mural com tintas naturais no Instituto Pindorama.

O ano de 2018 foi um ano de grande importância para o artista, tendo em vista que realizou sua primeira exposição individual, no Centro Cultural Piccola Arena, um espaço multicultural, que engloba diversos tipos de artes. Ainda, a exposição coletiva “Novos Olhares” – na qual teve seus trabalhos catalogados e indicado ao Prêmio Maestro Guerra Peixe – para o SESC Quitandinha, que fez parte da programação do Festival de Inverno.

Em 2019 desenvolveu a curadoria e concepção artística da exposição Serra Graffiti para o Festival de inverno Sesc Rio assim como artista convidado para mesma. Artista convidado para a exposição coletiva Sua majestade Arte. Oficina de graffiti na comunidade Morro dos Anjos (Petrópolis). Convidado a desenvolver trabalho em conjunto com a artista francesa Stelh que estava em residência artística no brasil para a exposição Miscigenação no Centro Cultural FASE. Já em 2020 ministrou oficina intuitiva de tintas naturais na colônia de férias na Associação Espaço Educativo São Charbel a convite do Projeto Grão na comunidade Morro do Anjos, ainda em 2020 foi convidado pela FAU (Festival de Ativação Urbana) em conjunto com a Cervejaria Beck ́s – UNLOCK ART, para um live painting com transmissão ao vivo na Rio Star (Roda Gigante do Rio). E teve seu projeto de Oficina de Tintas Naturais para murais, contemplado pelo Edital Cultural Presente nas Redes através da SECEC – RJ (Secretaria Estadual de Cultural e Economia Criativa).

Em 2021 realizou um grande mural autoral encomendado pelo Grupo Pão de Açúcar no centro da cidade de Petrópolis no Centro Histórico, o maior já executado pelo artista. Ainda este ano foi convidado pelo Núcleo de AtivaçãoUrbana(NAU) e pelo Distrito de Arte do Porto para a confecção de mais um mural que fará parte do acervo destegrande projeto que irá transformar a zona portuária do Rio em uma galeria a céu aberto, ainda em 2021 live paint no circuito literário “LER PARA VA-LER” em Itaipava- Petrópolis. Em 2022 é artista convidado para a confecção de um mural em grande escala em Petrópolis através do edital Rua Cultural-SECEC- Secretaria de Cultura e Economia Criativa RJ.

Data e Local

  • 31 Jul
    15h00 às 17h00

    Itaipava

    Classificação: Livre | Local: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Itaipava

    Oficina